Você deve estar pensando: “Isso é loucura, preciso reconquistar e não sumir!”. Mas acredite: nesse momento, você deve sumir. Mas por quanto tempo? O suficiente para você enxergar a si mesmo, analisar os fatos, identificar o que deve ser melhorado, iniciar a fase de transformação, e claro, dar tempo e espaço para seu amor.

Esse tempo é decisivo para o processo da reconquista. Se você ficar em cima nesse momento onde seu amor precisa de um tempo, ele(a) achará que você é extremamente dependente. Você tem que se mostrar autoconfiante e seguro de si mesmo, mostrar que sabe se virar. Seu amor tem que notar extrema confiança em você, isso te tornará atrativo.

Sou Nicolas Corrêa, mentor de relacionamentos. O que me motiva a continuar todos os dias estudando, me especializando e realizando mais de 700 mentorias por ano é receber diariamente depoimentos da transformação de vida dos meus alunos. 

É perceber que de alguma maneira contribui para que conseguissem conquistar quem tanto desejavam, superar um ex ou reconquistar o seu amor. Sou um colecionador de boas histórias, dá só uma olhada.

Assim como essas pessoas, você também pode viver um novo relacionamento com a pessoa que você ama, e eu vou te ajudar com isso. 

Aqui você vai aprender: 

  • Contato mínimo necessário

  • O que fazer caso se encontrem sem querer

  • Como lidar com a saudade

  • Por quanto tempo devo me afastar

  • Quais os benefícios de se afastar?

Contato mínimo necessário

Nesse tempo de distanciamento, corte as comunicações. Não veja, nem curta fotos e stories nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, por exemplo), nem fique muito tempo online nos aplicativos de conversa espiando o visto por último (como no WhatsApp). Mas agora vem um ponto importante. Neste período de afastamento pode surgir a seguinte pergunta: “devo manter sempre o contato zero?” NÃO.

Por isso, eu chamo  essa fase de CONTATO MÍNIMO NECESSÁRIO.

Agora surge o questionamento, “O que é o contato mínimo necessário?” Da sua parte, você não entrará em contato. Porém, se a outra pessoa falar com você ou mandar mensagem, você responderá de forma educada, apenas o necessário, sem falar sobre o relacionamento, sentimentos ou problemas mal resolvidos.

POR QUE?

Assim você irá ativar o gatilho da reciprocidade, porque você teve a postura de respondê-la também. Você irá responder porque quando você entrar na fase de mandar mensagem, terá maior chance da outra pessoa também responder, pois ela já viu em você uma atitude diferente, mais madura. 

Agora, preste atenção nesta parte, é essencial. “O que fazer quando o/a ex entra em contato?” A primeira dica é: Pense: em qual momento você está?

Se você ainda está no processo, precisa se fortalecer mais, enxergar melhor toda a relação, seja direto, não grosso, e responda só o necessário. Sem falar do passado, sem fazer cobrança, nem falar nada sobre você.

Caso vocês tenham filhos e precisem manter o contato mais frequentemente, lembre-se: Durante as conversas, foque nos assuntos dos filhos, seja direto nas conversas, não puxe assunto, nem fale de sentimentos ou do passado.

O que fazer caso se encontrem sem querer

Principalmente, se atente para não cometer esses dois erros aqui:

  1. a) virar a cara/menosprezar ou; 

  2. b) falar que está com saudades/se declarar/falar de sentimentos.

Jamais faça isso. Aja como se encontrasse um colega qualquer. Dê um sorriso, diga oi e pergunte como está. Se for perguntado o mesmo para você, diga que está ótimo. Após isso, encerre a conversa dizendo que você tem um compromisso e precisa ir. Diga tchau, vá e não olhe para trás. Esse comportamento transmitirá que você está bem consigo mesmo, seguro e confiante.

Em situações em que ambos são convidados para a mesma festa de aniversário de um determinado amigo, tente não ir. Caso for um grande amigo e não ter como faltar nesta festa, então demonstre que está bem consigo mesmo, feliz, confiante. Sente com um grupo de amigos, dê boas risadas, conte boas histórias; jamais fique sozinho na festa como se estivesse perdido. Cuidado com sua linguagem corporal: não ande com a cabeça baixa, ombros caídos, braços cruzados e olhos dispersos. 

Como lidar com a saudade

Durante este período de afastamento, sabemos que pode bater aquela deprê. É natural, você está passando por um momento de muitas mudanças. Então eu vou te passar algumas dicas de como driblar esse sentimento. Busque seu amigo mais próximo, aquele amigo que vai te atender mesmo se você ligar às 3 da manhã. Verdadeiramente, não tenha vergonha de desabafar seus sentimentos. Anote o que vou compartilhar: quanto mais verdadeiro for seu desabafo, melhor você conseguirá lidar com a tentação de entrar em contato com seu ex amor ou cometer algum erro clássico da reconquista. 

Caso não tenha nenhum amigo que possa abrir seu coração neste momento, eu irei te recomendar a minha atitude preferida, o que mais me ajudou quando eu fiz o meu processo da reconquista:  pegue uma folha de caderno, ou abra um arquivo no computador, ou até mesmo no bloco de notas do celular e escreva o que está sentindo ou pensando. Com essa atitude você tira suas ideias da cabeça e será suficiente para diminuir as chances de você entrar em contato.

Sempre lembrando que: Se por algum motivo seu amor te procurar eventualmente ou constantemente nesse período de afastamento, dê uma resposta simples, padrão e simpática. Você pode estar se perguntando: “Se isso acontecer comigo, o que eu faço?”. Simples: aja o mais formalmente possível. Fale de coisas do dia a dia, como tempo, trabalho, estudos, família etc. Jamais fale que está com saudades, sobre seus sentimentos ou sobre vocês dois nesse momento (isso é decisivo). Ter essa atitude irá criar a base necessária para que sua reconquista aconteça com sucesso. 

Se caso a pessoa te pergunte coisas do tipo: “Você ainda me ama?”, “Tem algum sentimento por mim?”, “Você gosta de mim?” “Você já me esqueceu?”. Responda assim: “Tenho sentimentos por você e esse tempo está sendo necessário para o meu amadurecimento”. Caso você receba a pergunta: “Você está com outro(a)?”. Fale a verdade. 

Por quanto tempo devo me afastar

Minha sugestão é um tempo de afastamento de no mínimo 3 semanas. Por que este tempo?   

  • Neste período você reconhecerá quais são os erros clássicos da reconquista e não irá mais cometê-los, evitando assim, que seu amor se afaste de você;

  • Se você NÃO cometeu nenhum erro clássico, QUE BOM! Esse tempo é saudável para baixar a poeira dos dois lados. 

  • Será o tempo essencial para se fortalecer e se tornar autor do seu movimento;

  • Analisará seus comportamentos e agirá em prol da sua evolução pessoal;

  • Identificará as causas dos conflitos e os motivos do término;

  • Agirá de forma diferente para gerar os gatilhos certos durante todo processo da reconquista;

  • Usará as redes sociais a seu favor para potencializar o processo da reconquista;

  • Fará um cronograma de novas atividades e colocará em prática. Por exemplo: cursos, exercício físico, viagens, hobbies, trabalho voluntário etc.

Quais os benefícios de se afastar

Nesse período de afastamento, você encontrará seu equilíbrio e se fortalecerá. Irá se questionar:  Será que voltar é mesmo o melhor caminho? Ou quero superar? Apenas esse tempo poderá gerar em você a independência emocional necessária para que após a  reconquista, se viva um relacionamento saudável.

Ao se afastar você respeita a decisão do término, você entende que a partir de agora suas prioridades são outras e existe um processo até que se atinja o seu objetivo. Isso te fortalece como indivíduo.

Outro benefício deste período de afastamento é que o foco estará totalmente em você. Você terá a oportunidade de reaprender a se colocar como prioridade e seguir sua vida em uma nova jornada, sendo autor do seu movimento.

Essa atitude também será capaz de gerar muitos gatilhos emocionais indispensáveis para a reconquista. Três deles são a atração, a curiosidade e a surpresa. Sem esses três elementos se torna difícil despertar na pessoa o sentimento de valorização e assim reconquistá-la.

A reconquista não precisa ser encarada como um bicho de sete cabeças e eu espero ter mostrado isso para você. Também espero ter respondido a maioria das perguntas que você tem referente ao assunto. Caso você queira saber mais sobre reconquista eu te convido a se tornar meu aluno no curso da fórmula da reconquista 3.0 clicando aqui. 

Eu também posso te ajudar das seguintes maneiras:

Curso O Quarto Ato para quem quer superar o fim do relacionamento: 

Curso Relacionamento Extraordinário para quem quer salvar ou melhorar a sua relação: https://nicolascorrea.com.br/livro-salvar 

Curso Saindo da Friendzone para quem quer transformar amizade em namoro: https://nicolascorrea.com.br/friendzone 

Mentoria de 1 hora, para você fazer uma videochamada comigo, me contar sua história e receber meu direcionamento particular: https://nicolascorrea.com.br/mentoria 

Também te convido a ser meu amigo nas redes sociais: https://www.instagram.com/nicolascorrea.com.br/

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.