Se você percebeu que no decorrer do relacionamento, seu amor estava frio com você, distante, não se mostrava mais presente, não estava mais te procurando para carinho ou sexo, um dos fatores que pode ter gerado essas atitudes, é a falta de interesse.
Perdemos interesse em alguém quando o que a pessoa fala já não nos chama mais atenção, quando não recebemos espaço para falar, quando não somos ouvidos, quando o outro fala apenas de si mesmo e quando ele\ela não me incentiva em meus sonhos ou metas.
Antes de tudo, deixe eu me apresentar. Sou Nicolas Corrêa, mentor de relacionamentos. O que me motiva a continuar todos os dias estudando, me especializando e realizando mais de 700 mentorias por ano é receber diariamente depoimentos da transformação de vida dos meus alunos.
É perceber que de alguma maneira contribuí para que conseguissem conquistar quem tanto desejavam, superar um ex ou reconquistar o seu amor. Sou um colecionador de boas histórias, dá só uma olhada.
Assim como essas pessoas, você também pode viver um novo relacionamento com a pessoa que você ama, e eu vou te ajudar com isso.
Aqui você vai aprender:
- Saiba identificar quando o relacionamento está esfriando
- Como se tornar interessante
- Como se atentar aos detalhes
- Se torne uma pessoa admirável
Saiba identificar quando o relacionamento está esfriando
A falta de intimidade torna o relacionamento frio, por outro lado, a confusão entre muita intimidade e descuido, afasta o casal. Exemplos disso são:
- Quando as brigas giram em torno dos mesmos temas: falta de higiene pessoal, descuido com a aparência e desleixo com a limpeza e a ordem da casa, contas atrasadas, falta de responsabilidade diante dos compromissos combinados entre o casal e displicência com a educação dos filhos.
- Quando uma das partes nunca tem tempo para si mesma porque está sobrecarregada com as responsabilidades que deveriam ser dos dois.
- Quando ocorre uma drástica mudança na relação sexual ou ela se torna insuficiente.
- Quando é preciso esconder as finanças para não ser explorado.
- Quando a vontade de estar com o parceiro e de voltar para casa diminui.
- Quando a admiração cede o lugar para a repulsa.
- Quando um dos dois sente que está casado com um filho, não com um parceiro adulto.
- O esquecimento das palavras mágicas como obrigado, por favor e desculpe. Quando se perde o hábito de usar os apelidos carinhos e o “eu te amo” se torna quase inexistente.
- Quando essas pequenas atitudes somem, a gentileza se esvazia. É como se faltasse óleo na engrenagem da relação e, consequentemente, as peças entram em atrito.
Como se tornar interessante
E o que você pode fazer para se tornar interessante:
- Se importe com seu amor, com os desafios dele, e esteja disposto a ouvi-lo. Por exemplo, pergunte sobre seus sonhos, metas, rotina. Interaja demonstrando interesse e quando o seu amor não tiver desafios, incentive-o, motive ele a buscar seus objetivos, mostre seu potencial.
- Se desapegue do “eu”, do seu umbigo. Quando você conversa com o seu amor, você não está em uma disputa de quem está melhor, quem trabalha ou ganha mais ou é mais feliz. Tenha a consciência de que quando você falar de você, o intuito não deve ser de se auto validar, (ou no popular, se achar) mas sim agregar e compartilhar uma felicidade com quem você confia;
- Compartilhe interesses e encontre pontos em comum. Neste momento você usará o tempo de convivência com o seu amor, ao seu favor. Ou seja, relembre e liste pelo menos 5 coisas que seu amor gosta e que podem servir para alimentar a conversa. Por exemplo: culinária, viagem, política, música, beleza etc.
- Viver apenas pela outra pessoa. Ou seja, você se anula a ponto de deixar de ser você mesmo. Não praticar seus hobbies, suas atividades, deixa seus amigos de lado para viver a vida da outra pessoa. Isso desperta um interesse inicial, mas com o passar do tempo se torna chato porque você para de agregar na vida da pessoa e vive mais do mesmo.
- Se conheça e absorva conhecimento. Lembre-se da seguinte frase: “quanto mais interesses eu tenho, mais interessante eu me torno”. Você precisa, para se tornar interessante para alguém, ter experiências diferenciadas. Você pode fazer isso lendo livros, fazendo cursos e movimentando a sua vida. Aumentar o seu repertório Arte, hobbies,conhecimento técnicos
- Olhe no olho do seu amor com mais frequência, enxergue além do que você está vendo, um ser humano que você ama e deseja coisas boas.
Como se atentar aos detalhes
Agora, preste atenção aqui. Uma técnica que eu utilizo em minha vida e que pode ser extremamente eficiente para você se tornar uma pessoa interessante para o seu amor, é o mindfulness. Se você nunca ouviu falar dela, eu te explico.
O mindfulness é uma técnica que trabalha o conceito de atenção plena como forma de se fazer escolhas mais conscientes. Esse método é capaz de despertar o foco nos cinco sentidos que temos (olfato, visão, paladar, audição e tato) e assim fazer, entre muitos outros benefícios, que nos tornemos pessoas mais presentes em uma conversa com alguém, que consigamos aplicar empatia por outras pessoas, nos tornemos pessoas mais abertas há conexões e possamos controlar nossa ansiedade.
Este exercício compete ao ato de meditar, trazendo o presente, as sensações do agora em evidência. Por exemplo, você pode realizar esse exercício em casa, em posição de lótus, com uma trilha de meditação, enquanto se concentra na sua respiração saindo e entrando do seu corpo. Comece experimentando por cinco minutos.
Praticar este exercício durante o dia a dia também é extremamente eficaz para que eduquemos nosso cérebro a se manter no presente.
Para isso você pode, enquanto lava uma louça, por exemplo, buscar se concentrar na água que toca seus dedos, no cheiro do sabão, na textura da esponja, no barulho da água caindo… tudo isso gera para o seu cérebro um estado de presença que será perceptível para você.
Agora, como isso pode te ajudar durante uma conversa com alguém? Tendo essa técnica bem exercitada, você vai conseguir estar 100% naquela situação, ouvindo verdadeiramente o conteúdo que a pessoa está falando para fazer perguntas mais profundas; os detalhes da roupa que a pessoa está usando, assim como os acessórios; o jeito que ela gesticula; a expressão do rosto; o tom de voz; o perfume; a temperatura local; o ambiente em torno de vocês etc. Seu cérebro estará tranquilo, tendo consciência da situação e presente naquele momento específico.
Aconselho você a pesquisar mais sobre esse assunto e encontrar a melhor forma para colocar em prática essa técnica. Acredito que será muito eficiente para que você se torne uma pessoa mais interessante.
Se torne uma pessoa admirável
Dentro do relacionamento você precisa também ser admirável. E quem é a pessoa admirável dentro do relacionamento? É a pessoa que está disposta a entender o outro, é uma boa ouvinte, tem valores bem definidos, é sincera, justa, cumpre com suas responsabilidades e sabe a hora de conversar sobre assuntos sérios e a hora de descontração.Não é nada complexo de se colocar em prática, é apenas o básico bem feito ao longo da sua rotina.
Fiz uma lista, pautada na minha experiência, de como se tornar uma pessoa admirável e quero compartilhar com você:
- Ao receber críticas, escute e verifique
- se faz sentido.
- Seja flexível;
- Reconheça seus erros e tire os aprendizados deles;
- Aprenda a ser interessante e se importar com os interesses do seu amor;
- Esteja disposto a dialogar, dos assuntos fáceis aos assuntos difíceis;
- Policie seus pensamento para evitar reclamar;
- Exercite os 3 movimentos supremos;
- Dê preferência a desenvolver a mentalidade de crescimento;
- Desenvolva a sua assertividade com relação ao seu temperamento;
- Saiba viver no estado de presença;
- Supra as necessidades das pessoas que ama;
- Encare seus medos;