Para te ajudar eu vou revelar os passos essenciais para você se reaproximar do seu amor, e reconquistá-lo novamente. Eu separo os passos da seguinte forma:
Passo 1- Desenvolva o mindset de crescimento
Passo 2- Deixe de ser intolerante a dor
Passo 3- Faça o CMN
Passo 4- Quebre o ruído emocional
Passo 5- Torne-se autor do seu movimento
Passo 6- Aprenda a usar os gatilhos mentais
Passo 7- Reaproximação
Passo 8- O (re) encontro
Para você entender melhor do processo da reconquista, eu desenvolvi meu próprio passo a passo, mostrando as etapas pelas quais você deve passar para alcançar esse objetivo. Eu chamo meu método de A Fórmula da Reconquista. Ao todo, são oito passos simples.
Entenda que nesse momento você está numa luta contra o tempo. O processo da reconquista é extremamente delicado: qualquer erro seu pode colocar tudo por água abaixo. Por isso você precisa saber exatamente como agir de agora em diante para não piorar ainda mais a situação.
Passo 1- Desenvolva o mindset de crescimento
Então, vamos lá. O primeiro passo é desenvolver o seu mindset de crescimento Pode ser doloroso o que eu vou falar pra você agora, mas entenda: a sua relação acabou. Aceite a realidade e comece a pensar num plano de ação para reconquistar. Esse plano de ação você vai descobrir aqui comigo.
E por que eu falo em aceitar? Porque se você não aceita a realidade, você tem uma tendência muito grande nesse período de afastamento, de ligar, mandar mensagem desesperada, começar a falar de sentimento, se humilhar, correr atrás, stalkear… e todas essas atitudes, afastam seu amor. E por que? Porque você perde o seu valor e apenas nutre o seu mindset fixo. Ao exercitar o seu mindset de crescimento você sai do fundo de poço em que se encontra e tem a clareza mental para seguir os passos a seguir.
Eu recomendo que para começar a desenvolver o seu mindset de crescimento, primeiramente, você construa um diário. Por que um diário? Quando você escreve, você começa a ter consciência dos seus pensamentos e sentimentos. Isso te dá a clareza mental necessária para encarar a realidade e sair do lugar onde você está. Isso nos leva ao segundo passo.
Passo 2- Deixe de ser intolerante a dor
O segundo passo é deixar de ser intolerante a dor e enxergar tudo que já viveu. Reconheça que graças a isso você está aqui hoje. Independente de ser algo bom ou ruim. Situações boas ou ruins são determinadas por nós, por nosso julgamento, mas o pensamento que devemos ter é de respeito à nossa história.
Por isso, quero que você olhe para sua história, mesmo ela sendo dolorosa e difícil, e agradeça. Enxergue o que passou com a mentalidade de: “o que eu aprendi com tudo isso que eu vivi?” Assim, você assume a responsabilidade, aceita e agradece os aprendizados.
Eu entendo: o término pode ser muito duro e a dor de ter perdido alguém é muito forte. Tudo lembra aquela pessoa e toda vez que você lembra seu olho se enche de lágrimas.
No fundo a vontade é de não levantar da cama e ficar o dia todo ali, na pior.
Se esse for o seu caso, eu quero te ajudar compartilhando uma técnica para você sentir a dor, mas não sofrer a dor.
Sentir a dor e não a sofrer. “Nicolas, mas como assim sentir dor e não sofrer?”
É exatamente isso. Todos nós vamos precisar de um tempo para aceitar nossa situação, uns mais do que outros. O importante é você não permitir cair em um looping de sofrimento, de deixar a dor controlar você.
Por isso vamos por ordem e nos permitir sentir, sem cair em um precipício sem volta.
Se você está nessa fase de muito sofrimento e aparece uma vontade forte de chorar só de lembrar dela(e), essa técnica pode te ajudar.
Vou dividi-la em fases para ficar mais fácil de compreender e pôr em prática.
Fase 1: Definir hora
Nesta fase você irá escolher uma hora ou duas para se permitir sentir o que você precisa. Escolha um momento que não irá atrapalhar a sua rotina e que tenha privacidade. Essa fase é muito importante para você não estender seu sofrimento para o dia todo.
Fase 2: Sentir a dor
Essa é a fase a qual você irá se permitir sentir. Vai deitar-se na sua cama ou onde achar mais confortável, pode colocar aquela música triste, pensar nas coisas que for preciso e vivenciar esse momento. Esse momento é inteiramente seu. Se preciso for, chore e ponha tudo para fora. Esteja inteiramente presente. Pense nos momentos, pense em tudo que deixa você para baixo.
Fase 3: Recompor-se
Depois que acabar a uma ou duas horas estipuladas, vá para o banheiro, lave o rosto, ajuste a postura e abra um sorriso. Isso mesmo! Um sorriso, mesmo que forçado. Vai sair dali de cabeça erguida.
É de conhecimento geral que as emoções controlam nosso corpo. Quando estamos tristes nosso rosto fica com um semblante melancólico e a postura mais baixa.
O que nem todos sabem é que o contrário também ocorre.
Nós podemos influenciar nossas emoções mediante a nossa postura e linguagem corporal.
É como se o seu corpo informasse com sua postura correta que você não está mais triste e neurotransmissores como dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer e felicidade, são liberados.
Na primeira vez que realizar essa atividade, você pode sentir um pouco de dificuldade e é por isso que deve repetir o processo.
É normal essa dificuldade inicial, mas se esforce, isso certamente ajudará a controlar suas emoções.
Cada um vai ter um tempo necessário, então escolha outra hora para repetir o processo quantas vezes for necessário, até que você consiga controlar bem e não sinta mais necessidade.
Passo 3- Faça o CMN
A partir desse momento, reconhecendo tudo isso, você entra no terceiro passo, que é fazer o CMN. E o que significa isso? É você ficar no Contato Mínimo Necessário com o seu parceiro, parceira.
E por que isso é essencial? Porque você está emocionalmente envolvido. Através do Contato Mínimo Necessário você consegue se afastar da relação e enxergar pontos que você não enxergava.
Provavelmente você está muito dependente e muito eufórico para reconquistar. No momento que você se afasta, você respira e consegue analisar a relação de um ponto de vista que você não conseguia enxergar antes.
Agora, haverão algumas situações em que você pode ficar em dúvida em como agir, como: datas comemorativas, casos tenha filhos, more junto. Eu tenho um artigo que responde exatamente todas essas perguntas: para acessar clique aqui.
É nesse momento que você vai se fortalecer; que você vai voltar para sua essência; analisar o que faz e não faz mais sentido na sua vida; e este é o quarto passo onde você:
Passo 4- Quebre o ruído emocional
“Nicolas, o que é ruído emocional?”
Me refiro a ruído emocional todo aquele sentimento descontrolado causado após o término dos relacionamentos. Quando ha brigas, por exemplo, a tendência desse ruído ser muito maior.
Cada relacionamento tem seu grau de ruído emocional, e ele é o nosso principal inimigo na reconquista.
É por conta dele que alguns ex acabam bloqueando você, e nem querendo ouvir o que você tem para falar ou mostrar.
Por isso eu separei uma aula inteira do meu curso apenas para falar sobre esse tema.